Next.up Consultoria e Serviços

Paraná aposta em proteínas alternativas para liderar produção de alimentos inovadores e sustentáveis

A Fundação Araucária, em parceria com a Associação The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil), lançou nesta sexta-feira (06), o Programa de Fomento à Pesquisa em Proteínas Alternativas: Inovação e Sustentabilidade no Paraná. A iniciativa tem como objetivo fomentar pesquisas com foco em tecnologias acessíveis e escalonáveis de fermentação e cultivo celular para o desenvolvimento de ingredientes e produtos análogos à carne com melhor sabor, textura e custos reduzidos comparados aos disponíveis no mercado. Serão investidos, pelas duas instituições, R$ 2 milhões nas pesquisas.

A chamada pública busca contribuir para que o Estado do Paraná possa se posicionar como um dos líderes nacionais na produção de alimentos inovadores, saudáveis e sustentáveis. “Este programa traz o encontro de dois grandes desafios, a importante questão da produção de alimentos – lembrando que o Paraná é um player global em termos de segurança alimentar – e também a preocupação com a sustentabilidade. Esta parceria permite oferecer soluções científicas e tecnológicas para estes dois desafios”, destacou o diretor de ciência, tecnologia e inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

“A proteína alternativa é algo que pode vir a complementar todo o esforço da produção tradicional de alimentos com novas tecnologias e oportunidades de mercado. Esta iniciativa é algo importante para o futuro da economia do Paraná também ligada à questão da segurança alimentar”, completou Spinosa.

As proteínas alternativas são novas fontes de proteínas, criadas como opções às convencionais de origem animal como carne, ovos, leite e frutos do mar. Elas podem ser de origem vegetal, obtidas por processos de fermentação ou cultivadas a partir de células. Os produtos cárneos vegetais análogos são produtos feitos com ingredientes vegetais que se assemelham às características de cor, sabor, textura e aparência dos produtos cárneos animais.

Prazo para envio de propostas: 25/07/2025

Mais informações em https://www.fappr.pr.gov.br/sites/fundacao-araucaria/arquivos_restritos/files/documento/2025-06/cp_15-2025_gfi.pdf

Fonte: Fundação Araucária

*** Para garantir a precisão das informações deve-se acessar o website e o edital dos respectivos proponentes ***

Quer captar recursos para sua empresa? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo através do nosso Whatsapp (41) 2626-4007 ou agende uma reunião clicando aqui.